Sincronizar legenda. Só de ouvir essa frase muita gente já desiste de assistir ao filme. Mas não precisa ser tão radical: se você usa o VLC ou o Media Player Classic, sincronizar legendas .srt ou (ou em outro formato) é mais fácil do que parece. Damos todos os passos a seguir.

Como sincronizar legendas no VLC

Você provavelmente sabe disso, mas não custa avisar: antes de executar um filme com legenda no VLC (e em outros players), você precisa verificar se o arquivo do vídeo e o arquivo da legenda estão na mesma pasta e com o mesmo nome. Isso é importante para garantir que a legenda será exibida automaticamente quando a reprodução começar (só não mexa nas extensões).

Tudo ok? Agora abra o vídeo no VLC (baixe a versão mais recente do VLC aqui). Conversas começam a rolar, mas você notou que as legendas estão atrasadas ou adiantadas? Há um jeito bem fácil de resolver esse problema: pressione G em seu teclado para adiantar a legenda ou H para atrasá-la. Cada clique faz a legenda ser atrasada / adiantada em 50 milissegundos (ms). Continue apertando a tecla mais adequada até que tudo fique sincronizado.

Fácil, não? Mas, por alguma razão, pode acontecer de não ser possível resolver a falha de sincronia com as teclas. Não desista ainda: você pode fazer os ajustes de tempo manualmente.

Para isso, vá em Ferramentas » Sincronização da Trilha » Sincronização. No campo Sincronização da trilha de legenda, vá clicando nas setas para cima ou para baixo para adicionar ou remover milissegundos. Talvez você tenha que testar o vídeo várias vezes até achar o valor de tempo adequado, é verdade, mas esse método costuma funcionar.

Na mesma tela, você também pode atrasar ou adiantar a execução do áudio do vídeo no campo Sincronização da trilha de áudio. Novamente, você poderá ter que fazer vários testes até encontrar o ajuste certo.

Mais uma dica: se notar que a legenda está sendo executada muito rapidamente, você deixá-la um pouco mais lenta no campo Velocidade da Legenda.