Aqui vai o meu tutorial sobre como ripar legendas de um DVD através do SubRip:

Preparando os DVDs

Se estiverem a ripar de DVDs originais, sugiro que primeiro os passem para o disco utilizando o DVDDecrypter da seguinte forma:

a) Primeiro em Mode escolhemos a opção File.
b) Seguidamente escolhemos o destino para onde irá o DVD.
c) Carregamos em Decrypt.

Nota: Se tiverem DVDs em imagens (ISO, img, etc) basta carregarem a imagem com o programa Daemon Tools e riparem com o Subrip, não necessitando de utilizar o DVDDecrypter.

Rip das Legendas

1 – Em primeiro lugar vamos configurar o SubRip da seguinte forma:

Abrimos o SubRip e entramos em Opções/Opções Globais configurando como a imagem da esquerda demonstra:

Depois em Opções/Configuração Avançada de OCR colocamos como está em cima, à direita, na imagem.

2 – Configurado o Subrip vamos agora carregar a matriz de caracteres ai4spam seguindo os passos indicados na imagem:

3 – Carregada a matriz vamos agora abrir as legendas do DVD:

Nota: Ao carregar em Abrir IFO terão de indicar o caminho do DVD que contém as legendas que queremos ripar. Então entraremos na pasta VIDEO_TS e escolheremos o ficheiro IFO que contém as legendas que pretendemos (normalmente o ficheiro com maior tamanho, neste caso é o VTS_02_IFO).

Nota 2: Por vezes as legendas não se encontram todas juntas no mesmo ficheiro IFO, mas sim em vários, e também pode acontecer haver legendas dos extras noutros IFO’s, por isso, devem sempre ver o tamanho de cada IFO, se tiverem um tamanho médio (30 ou mais KB) devem carregá-los para verificar se possuem legendas.

Nota 3: Este método também é válido para os ficheiros .idx. A única diferença é que, em vez de abrirmos os ficheiros IFO, abrimos os ficheiros .idx.

4 – Aberto o ficheiro IFO teremos de escolher a língua das legendas que queremos ripar. No nosso caso é o Português:

De seguida carregamos em Começar (Passo 3, em cima na imagem).

5 – O SubRip começará então a ripar as legendas.

6 – Poderá acontecer que vos seja pedido que introduzam um caractere não reconhecido pela matriz. Nesse caso terão de escrever no Subrip o respectivo caractere, como exemplificado na imagem:

Nota: Quando encontrarem caracteres em itálico terão de colocar um visto na opção itálico.

7 – Findo o processo de reconhecimento de caracteres, devem correr a Correcção Pós-OCR, indo ao menu Correcções/Correcção Pós-OCR e colocando as opções como a imagem:

8 – Feita a Correcção resta gravar as nossas legendas, indo a Ficheiro/Salvar como. Quando aparecer um aviso a pedir para gravar como UniCode em vez de ANSI escolham Não.

9 – Depois carregam em Salvar, e guardam a legenda:

10- Não se esqueçam de passar as legendas por um corrector ortográfico para assim eliminar erros que possam ter ficado aquando do rip.

Video aula para auxiliar:


___________________________________________________________________________________________________________________________________

Extraindo e convertendo legendas de discos BluRay