Ajuste sua imagem para captar todas as informações do mundo dos games. É impossível olhar para a tela de um computador sem se deparar com ela, melhor do que ficar sem entender nada é aprender mais sobre o assunto. A resolução define a qualidade do seu vídeo, utilize-o de maneira adequada para obter mais nitidez.

O que é?

A área de qualquer monitor pode ser definida como conseqüência de duas dimensões básicas: sua largura e sua altura. O vídeo dos computadores divide estas duas dimensões em pontos menores: imagine um desenho formado por muitos quadradinhos pequenos, é assim que as imagens do computador são formadas. Se você olhar bem de perto, tudo em seu monitor não passa de um monte de quadradinhos.

A resolução é o que define em quantas vezes a imagem será fragmentada em cada direção, ou seja, a quantidade e o tamanho destes quadradinhos. Exemplo: resolução de 800 x 600 significa que a sua imagem será formada por 800 quadrados de largura e 600 de altura. Não é difícil deduzir que quanto menores forem estes quadrados melhor será a qualidade do desenho formado, ou seja, quanto maior a resolução melhor será a qualidade das imagens formadas em seu vídeo. No caso do Windows, também será maior a sua área de trabalho.

Aplicação nos Games

Infelizmente quando o assunto é resolução, nem tudo é tão simples quanto pode aparentar. Nos games é preciso levar em conta que resoluções maiores implicam em mais trabalho para seu computador, ou seja, tornam o seu jogo mais pesado. Isto faz com que os jogadores se deparem com um eterno dilema entre aumentar ou diminuir a resolução, qualidade contra desempenho.

Também é necessário levar em consideração o monitor que se está sendo utilizado. Cada aparelho possui limitações de uso e excede-las implica em conflitos ou no comprometimento dos componentes eletrônicos. Por exemplo: a resolução ideal para um monitor LCD de 17” é a de 1280 x 1024, no entanto esta mesma pode gerar conflitos em um CRT do mesmo tamanho. O mesmo ocorre com aparelhos de televisão e sempre as TV’s de LCD ou de plasma possuem uma resolução superior às de tubo.

Existem ainda diferentes escalas de monitores, um monitor widescreen possui uma proporção entre largura e altura diferente dos monitores comuns. Por este motivo os jogos possuem resoluções com diferentes taxas de proporção, caso você utilize uma proporção diferente da que seu monitor possui os objetos retratados serão distorcidos. Fique atento à escala do seu monitor, na dúvida aplique nos jogos as mesmas resoluções retratadas nas Configurações de Vídeo no Painel de Controle.

A qualidade do seu jogo depende muito de como o seu vídeo é configurado, principalmente a sua resolução. Configurar bem este importante item fará com que tudo se torne mais preciso e rico em detalhes. Conhecimento nunca é demais, principalmente quando pode ajudar seus games a rodarem melhor.

Aplicação em Video Filmes e Séries

Qual a diferença entre Definição, Resolução, Dimensão e Densidade de imagem?

Se você tem dúvidas sobre as diferenças entre resolução, definição, dimensão e densidade de uma imagem;

Primeiramente precisamos entender que cada um dos termos acima são distintos e se relacionam de acordo com o produto e ambiente que estão inseridos.

Por exemplo: uma TV de 42” polegadas FullHD possui uma Resolução X, uma Dimensão Z, Densidade W e uma Definição Y.

O que é Definição de imagem?

A definição de uma imagem é a qualidade e nitidez que a mesma consegue transmitir e está diretamente ligada à resolução e densidade da imagem que explicaremos adiante.

Os termos Alta definição e Ultra Alta Definição indicam que as imagens transmitidas possuirão uma alta qualidade e nitidez.

Então para começar, o que é Resolução de imagem?

Resumidamente, todas as telas digitais utilizam três pontos (chamados de dots) que emitem as luzes verde, vermelha e azul, para que juntas consigam formar as milhares de cores desejadas. A união destes três pontos é responsável pela formação do famoso pixel, e a união dos pixels forma a imagem que iremos ver.

E o que a resolução tem a ver com isso? Tudo, pois resolução é a indicação da quantidade de pixels inseridos em uma determinada imagem.

Por exemplo: uma tela FULL HD possui uma resolução de 2.073.600 pixels, 2 Megapixels ou 1920 pixels de largura x 1080 pixels de altura.

Para as resoluções mais utilizadas foram criadas nomenclaturas específicas para a divulgação dos produtos.

Abaixo cito algumas das principais variações e suas resoluções:

  • SD
    • 640 x 480 pixels
  • HD
    • 1280 x 720 pixels
  • FullHD
    • 1920 x 1080 pixels
  • Ultra HD
    • 4K
      • 3840 x 2160 pixels
    • 8K
      • 7680 x 4320 pixels

É importante ressaltar a diferença entre Resolução de imagem e Densidade de imagem, que explicarei mais adiante.

E o que é a Dimensão?

A dimensão indica o tamanho (normalmente em polegadas) de um dispositivo específico onde à imagem será projetada. Nada mais é que as 42 polegadas de uma TV, ou as 5,5 polegadas de um smartphone e etc.

Utilizando a dimensão e a resolução, podemos encontrar a Densidade de pixels, que está diretamente ligada à definição da imagem no dispositivo em questão.

Densidade de pixels (ppi)

Também conhecido como Ppi no mundo digital (pixels per inch – pixels por polegada), a densidade de pixels é o valor da quantidade de pixels inserida em uma única polegada de tela. Quanto maior o valor desta densidade maior será o aglomerado de pixels, diminuindo o espaçamento entre eles e aumentando a definição da imagem.

Uma boa associação para entender melhor o Ppi é comparar a tela da TV com um tecido:

Um dos tecidos possui 1m² e é feito de seda, que precisa de milhares de fios minúsculos para ser confeccionado e sua aparência final é limpa e lisa, sendo quase impossível enxergar a olho nu as tramas entre os fios.

O outro tecido possui 1m² e é feito de lã, que possui fios mais grossos e necessita de menos matéria prima para preencher todo o metro quadrado, porém ao olhar para este tecido é possível ver exatamente onde os fios se cruzam, podendo até encontrar buracos entre eles.

O mesmo funciona com telas que possuem maior ou menor densidade de pixels por polegada. Ao olhar para a TV, celular ou monitor com uma densidade alta será mais difícil enxergar os espaços entre os pixels que não são iluminados, tornando a imagem mais prazerosa e detalhada.

Já os dispositivos com densidade baixa, se vistos de perto, passarão a sensação de terem uma imagem mais ‘grosseira’, pois será possível enxergar os ‘buracos’ entre os pixels que não possuem iluminação.

Ressalva

É importante deixar claro que valores baixos para cada um destes itens não resultam necessariamente em uma qualidade boa ou ruim. Tudo dependerá da forma que o dispositivo será utilizado e para qual finalidade ele foi criado.

Uma placa de trânsito digital por exemplo possui uma dimensão muito grande e densidade, resolução e definição muito baixas, porém o seu objetivo é passar a mensagem de texto aos motoristas e não rodar um filme.

Tem dúvidas de qual TV, smartphone e monitor escolher por conta da definição? Veja esta matéria sobre a diferença entre as resoluções, talvez possa te ajudar!

Qual é a diferença entre as Resoluções SD, HD, Full HD e Ultra HD? E qual devo comprar?

Muitos desconhecem a diferença entre os tipos de resoluções de TV’s, celulares e monitores. Sabendo disso, as grandes fabricantes utilizam estas siglas o tempo todo em suas propagandas para aumentar as vendas, porém muitos que compram estas TV’s não utilizam todo o seu potencial.

Além disso, também é preciso deixar claro que a resolução da tela não tem relação com o tamanho/dimensão do dispositivo (os smartphones estão aí para nos provar), porém a percepção da imagem é alterada conforme o seu tamanho e distância da tela.

Resolução SD (Standard Definition)

Nomenclatura: 480p

Largura x altura: 640 x 480 pixels ou 720 x 480 pixels para aparelhos widescreen.

Esta é a definição antiga, que ainda é padrão para muitas transmissões de emissoras de TV. As TV’s de ‘tubo’ e monitores antigos utilizam, na maioria das vezes, esta resolução, assim como diversos smartphones.

Atualmente a tendência é que esta definição seja deixada de lado, pois praticamente todos os novos aparelhos de TV, Monitores e Smartphones já possuem uma definição superior.

Resolução HD (High Definition)

Nomenclaturas relacionadas: 720p

Largura x altura: 1280 x 720 pixels

Esta já é uma resolução amplamente utilizada em smartphones ao redor do mundo e em diversos televisores. Foi utilizada no início da HDTV e ainda é utilizada por algumas emissoras para gravação e transmissão de seus programas. Possui uma qualidade de imagem impressionantemente muito superior ao padrão anterior SD.

Ainda possui uma ampla utilização para vídeos promovidos na internet, porém a definição FullHD já está tomando seu lugar com o surgimento de smartphones e câmeras que gravam em 1920 x 1080 pixels.

Quando foi implantada nos smartphones e tablets trouxe uma diferença gigantesca na definição e qualidade da imagem. Já nos monitores foi mais utilizada em Notebooks, pois uma resolução maior em telas menores dificulta a leitura.

Resolução Full HD (Full High Definition)

Nomenclaturas relacionadas: 1080p

Largura x altura: 1920 x 1080 pixels

Esta é a resolução do momento, praticamente todos os televisores e monitores vendidos atualmente a utilizam e quase todas as emissoras de TV alteraram o seu padrão de gravação e transmissão para a Full HD.

Perceber a diferença entre Full HD e HD pode ser difícil em alguns momentos e explicarei mais adiante. Ainda assim a qualidade da imagem é impressionante, pois normalmente a densidade de pixels se torna maior quando utilizada. (entenda o que é densidade de pixel neste link)

Resolução 4K (Ultra HDTV)

Nomenclaturas relacionadas: Ultra HD, 2160p

Largura x altura: 3840 x 2160 pixels

Considerada a próxima resolução a ser implantada, os aparelhos com reprodução em 4K possuem incríveis “4 Full HD” em sua capacidade. Teoricamente, a qualidade seria 4x melhor que o Full HD.

Esta resolução será amplamente aplicada em projetores e telas com grandes dimensões, como salas de cinema por exemplo.

Quer experimentar a resolução 4K? Vá até uma sala de cinema iMax e veja quão impressionante ela é.

Além disso, ela também está sendo aplicada em TV’s com dimensões acima de 60 polegadas.

Resolução 8K (Ultra HDTV)

Nomenclaturas relacionadas: Ultra HDTV, 4320p

Largura x altura: 7680 x 4320 pixels

16x Full HD e 4x 4K, esta resolução está sendo muito debatida quando aplicada a TV’s pois pesquisadores confirmam que o olho humano não consegue distinguir a diferença entre uma imagem com resolução 4K e uma imagem com resolução 8K.

Alguns inclusive afirmam que não é possível diferenciar a resolução Full HD da resolução 4K.

Em contrapartida, a resolução 8K será muito, mas muito bem vinda em todas as salas de cinema e projetores. Uma tela iMax utiliza atualmente a resolução 4K em uma tela de 22m de largura x 16m de altura. Em teoria, a resolução 8K poderia manter a mesma definição de imagem em uma tela 4 vezes maior, possuindo quase o tamanho de um campo de futebol.

A tela poderia ter 88m de largura x 64m de altura e um campo oficial de futebol possui no mínimo 100m de largura x 64m de altura.

Mas qual resolução devo escolher para meu dispositivo?

Abaixo dividirei os dispositivos por tipo para facilitar a explicação:

Televisores e projetores residenciais

Antes de mais nada é imprescindível verificar qual é o sinal que você irá utilizar em seu aparelho. Caso você não possua um Chromecast (ou similares), tv por assinatura que possua canais em HDTV ou então o codificador para acessar a transmissão aberta em HD será preciso adquirir uma destas três opções, exceto se desejar conectar o seu notebook ou computador via cabo HDMI.

Se nenhuma das opções acima for utilizada você não irá aproveitar a resolução superior de seu aparelho e irá apenas ver a resolução SD.

Com este problema resolvido, a chave aqui está na dimensão em polegadas do aparelho e na distância que a tela estará de você.

Perceber a diferença de qualidade entre HD e Full HD em uma televisão de 42 polegadas quando se está a 3 ou 4 metros de distância é muito difícil, imagine então nas resoluções 4K e 8K.

Agora se a televisão será utilizada em distâncias menores, é possível reparar em pequenos traços da tela. Neste caso é recomendado um aparelho com resolução Full HD.

Em uma televisão de 32 polegadas que ficará no cômodo ou parede e não será utilizada como monitor a resolução HD irá te atender muito bem. Se desejar utilizar como monitor já recomendamos a Full HD, pois a distância entre os olhos e a tela será pequena.

Em televisores acima de 60 polegadas a resolução 4K pode ser bem vinda para quem não tem problema com o valor destes aparelhos. De qualquer forma é importante saber que a transmissão em 4K, assim como BluRay e etc ainda levarão um bom tempo para chegar aqui no Brasil. Para quem está no Japão esta já é uma realidade.

Em projetores existe o mesmo caso. Em uma tela de 70 polegadas com 5 ou 6 metros de distância é difícil perceber a diferença entre HD e Full HD, porém em uma distância menor é recomendada a resolução Full HD e se disponível, até a 4K.

Smartphones e Tablets

Diferente das TV’s, os smartphones e tablets possuem maior facilidade em gerar conteúdo com resoluções altas, portanto a escolha aqui é livre. Tente optar pelos dispositivos com o maior valor em densidade de pixels por polegada (Ppi – saiba o que é).

Um dispositivo com resolução HD e Ppi 300 pode ter uma definição melhor que um dispositivo Full HD e Ppi 270 por exemplo, apesar de os dois valores crescerem quase sempre juntos.

Uma resolução alta pode ser um diferencial para aqueles que gostam de jogar em seus celulares e tablets. Filmes podem não farão diferença em HD ou Full HD, mas a densidade de pixels por poletada (Ppi) fará.

Monitores

Dê preferência para monitores Full HD pois esta é a resolução do momento e dificilmente será deixada de lado em alguns anos. Monitores 4K entram naquela discussão sobre ser possível ver alguma diferença e realmente parece ser impossível percebê-la.

Conclusão

Lembre-se sempre de verificar a finalidade que o dispositivo será utilizado e como será utilizado, contando sempre a distância que a tela estará de você. De nada adiantará ter uma televisão com resolução 4K para assistir a 5 metros de distância, pois a percepção seria exatamente igual a uma televisão Full HD.

Espero ter sanado suas dúvidas.

Por: Ricardo Galvani – Diretor de Produção – RGB Comunicação.